• Notícias
  • [DETEC INFORMA] Tratamento de sementes

[DETEC INFORMA] Tratamento de sementes

Atualizado em 03/10/2019
[DETEC INFORMA] Tratamento de sementes

O tratamento de sementes é considerado um dos principais processos que antecedem o plantio e o cultivo das plantas. Entenda o porquê desta técnica ser tão importante para assegurar um bom estabelecimento da lavoura e, consequentemente, um alto potencial produtivo.

Proteja o potencial genético das sementes

É neste momento que entra em ação um bom tratamento para evitar danos provocados por pragas e doenças nas sementes e plântulas.

O potencial de perda em rendimento de uma semente não tratada, pode variar entre 10 e 40% e está diretamente relacionado às espécies de pragas e doenças, a intensidade da incidência, além da época e condições do clima e solo em que o plantio foi realizado.

Como tratar as sementes

 O tratamento pode ser feito com o auxílio de máquinas específicas para este fim dentro das propriedades. Outra forma é por meio do Tratamento Industrial das Sementes também chamado TSI, o qual é realizado pelas sementeiras.

O tratamento além de proteger as sementes de pragas e doenças, também possibilita a aplicação de bactérias fixadoras de nitrogênio e polímeros que melhoram a plantabilidade e reduzem a presença de falhas na lavoura.

Benefícios do tratamento de sementes

O tratamento de sementes é uma das medidas fitossanitárias mais eficientes nas lavouras.

Esta prática não só ajuda a eliminar ou reduzir a pressão de pragas e doenças em sementes e plântulas, mas também pode impedir a entrada do patógeno em áreas isentas. A semente tratada também pode favorecer a germinação mais uniforme das plântulas e evitar a necessidade de replantio.

 

 

Fonte: Técnico Agrícola Lucrécio Oliveira Freitas

DETEC – Formigueiro/RS

 

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar