• Notícias
  • [DETEC INFORMA] Brusone - Arroz Irrigado

[DETEC INFORMA] Brusone - Arroz Irrigado

Atualizado em 07/02/2019
[DETEC INFORMA] Brusone - Arroz Irrigado

A Brusone é uma das maiores preocupações dos arrozeiros em termos de doença na cultura de arroz irrigado. Causada pela ação do fungo (Pyricularia grisea), apresenta lesões visíveis na folha e posteriormente na panícula, onde pode ocorrer ataque severo, comprometendo a rentabilidade da cultura.

Dentre as cultivares plantadas atualmente no estado, temos que dar uma atenção especial para o Puitá Inta CL e Guri Inta CL por serem mais sensíveis à doença. Nestas variedades são utilizadas misturas fungicidas à base de triazóis e estribirulinas associadas ao Bim (produto altamente eficiente para Brusone). Já as cultivares do Irga e Epagri são mais tolerantes à doença, porém requerem aplicação de fungicidas.

As aplicações aéreas correm geralmente na fase de final de emborrachamento ou pré-emissão das panículas, seguida de uma segunda aplicação de 15 a 18 dias após.

 

Em caso de dúvidas, consulte um técnico da Cotrisel da sua cidade.

 

Eng. Agr. Marcelo Sbicigo - Diretor Técnico

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar