Responsabilidade Socioambiental

Faz parte da nossa história ser responsável

Na busca pelo desenvolvimento econômico, de forma sustentável, com qualidade de vida e preservação do meio ambiente, a Cooperativa Tritícola Sepeense promove o programa “Reciclar e Preservar”, que tem por base desenvolver ações, levar esclarecimentos e informações que possam despertar, em cada um de nós, o valor da responsabilidade e cooperação.

responsabilidade socioambiental - cotrisel

Entre as ações propostas pelo programa estão: a coleta seletiva do lixo, o consumo consciente dos recursos naturais (água e energia) de forma racional e o recolhimento de resíduos administrativos e industriais como EPIs, estopas, varrição, cartuchos de impressoras, embalagens, correias, papel e isopor pela Empresa CETRIC – Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais, com sede em Chapecó – SC.
Além disso, a cooperativa destina 100% das cascas de arroz para a Usina Termoelétrica de São Sepé, que faz a transformação da biomassa em energia elétrica.

Outro destaque é a destinação correta das embalagens de agrotóxicos. Nesse sistema o produtor é responsável por devolver as embalagens à Cooperativa num período de um (1) ano após a compra. Posteriormente a Cooperativa envia as embalagens para uma Central de recolhimento localizada em Cachoeira do Sul, RS, gerenciada pela ARDEC – Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas da Região Centro do Estado do Rio Grande do Sul.