• Notícias
  • [DETEC INFORMA] Sementes piratas X sementes certificadas

[DETEC INFORMA] Sementes piratas X sementes certificadas

Atualizado em 06/08/2019
[DETEC INFORMA] Sementes piratas X sementes certificadas

As sementes piratas vêm ganhando um espaço preocupante no setor agrícola. Estima-se que, atualmente, mais de 30% das sementes de soja utilizadas no país sejam piratas. Esse uso ilegal de sementes provocou, somente em 2018, prejuízos de mais de R$ 2 bilhões ao agronegócio brasileiro.

Sementes piratas são aquelas sementes vendidas no mercado informal, ou seja, que não possuem qualquer garantia de procedência ou certificação. Justamente por isso, elas podem ocasionar sérios problemas para sua lavoura.

Lembrando que você pode salvar suas sementes. Entretanto, é necessário seguir uma legislação específica que mostra o passo a passo de como fazer para estar dentro da lei.

Ao optar por uma semente não certificada, o produtor acaba expondo sua produção à disseminação de pragasdoenças e plantas daninhas. Além disso, as sementes comercializadas ilegalmente não possuem qualquer tipo de controle de qualidade. Isso significa que, muitas vezes, elas não atendem atributos básicos para comercialização, conforme estabelecido pela lei.

Ao comprar uma semente pirata, quem mais perde é você. Além dos problemas fitossanitários, você pode comprar uma cultivar diferente da escolhida. Essas podem também apresentar baixa germinação, comprometendo o estabelecimento da cultura.

A maior parte das sementes piratas é proveniente das sementes salvas, que os produtores multiplicam para uso próprio e acabam comercializando o excedente de maneira ilegal. A compra dessas sementes ilegais normalmente ocorre pela facilidade de acesso, falta de conhecimento do produtor e até mesmo para reduzir os custos de produção.

As culturas mais afetadas pelas sementes piratas são sojamilho, trigo e aveia.  Apesar de parecer uma boa alternativa, utilizar sementes piratas não é solução, perde-se em qualidade e, consequentemente, em produtividade.

Para realmente reduzir custos com eficiência, o que você precisa é conhecer sua propriedade e ter um bom planejamento agrícola.

A principal diferença entre as sementes certificadas e as não certificadas são os cuidados antes, durante e após sua produção.

A produção certificada é feita por produtores de sementes idôneos, devidamente autorizados e cadastrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Seus campos de produção devem seguir as normas e os padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura (MAPA) para a espécie cultivada. Toda etapa de produção das sementes é realizada mediante controle de qualidade, que ocorre desde a escolha do local até o beneficiamento e comercialização.

Além disso, também é investido em pesquisas e tecnologia para desenvolvimento de novas variedades. Isso está previsto na Lei Nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, e Normativa Nº 9, de junho de 2005.

A utilização de sementes certificadas é estimulada por várias entidades, como a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, pois possibilita ao produtor maior segurança.

Se você adquiriu sementes certificadas, pode ter certeza que elas estão dentro dos padrões de controle estabelecidos em nosso país.

Fique sempre atento à embalagem em que recebe sua semente e se a indicação de certificação está presente.

As sementes piratas não passam por todos esses cuidados durante a produção e não seguem as normas estabelecidas. Desse modo, o produtor que adquire sementes piratas não possui amparo legal.

 

Quando o produtor adquire sementes piratas, não imagina quanto prejuízo ela pode trazer. Sendo: 

- Misturas de cultivares: isso prejudica o manejo, causa diferença de ciclos e impacta na diminuição da produtividade. 

- Plantas daninhas entre as sementes: essa disseminação de sementes de plantas daninhas entre as lavouras dificulta o controle e aumenta a utilização de defensivos. Isso interfere indiretamente na produtividade.

- Presença de partículas de solo: situação que causa disseminação de patógenos de solo, podendo resultar em condenação do campo, falhas no estabelecimento da cultura e perdas na produtividade. Sem contar a necessidade de mais aplicações de defensivos

- Presença de sementes contaminadas: mais um problema, dessa vez relacionado à disseminação de patógenos transmitidos por sementes. Isso resulta em epidemias do campo e, consequentemente, em perdas na produtividade. Também impacta em custo, pois representa maior gasto com manejos.

 - Presença de pragas: disseminação de pragas, que podem comprometer a produtividade e o estabelecimento da cultura. Custo elevado de manejo.

- Sementes com baixa germinação e vigor: primeiramente, a semente pode não emergir no campo. Quando isso ocorre, o produtor pode se deparar ainda com falha no estabelecimento da cultura, resultando em perdas na produtividade.

 

Existe alguns fatores que podemos utiliza para identificar as sementes piratas, como: 

- Ficar atento à embalagem: observe as informações apresentadas: sementes certificadas trazem essa informação na embalagem.

- Desconfie de embalagens violadas: observe se existe a presença de materiais inertes, sementes de plantas daninhas ou sementes nocivas e partículas de solo. Sementes certificadas apresentam valores muito baixos de impurezas.

- Observe se não há mistura de cultivares pela coloração das sementes e de seus hilos. Sementes de um mesmo cultivar costumam possuir uma mesma tendência de coloração.

- Não compre sementes de conhecidos ou vizinhos. Procure sempre uma revenda ou seu engenheiro agrônomo.

 Portanto, não economize com sementes, compre sementes certificadas. O barato pode sair caro. Lembre-se sempre que vender e comprar sementes piratas é crime, pode gerar multa, conforme a lei de proteção de cultivares Lei Nº9.456, e sua utilização também pode prejudicar a sua lavoura.

 

Em caso de dúvidas, consulte um técnico da Cotrisel da sua cidade.

 

Engenheiro Agrônomo Jonas Brum

DETEC – São Sepé/RS

 

Fontes:

https://canalrural.uol.com.br/

https://www.gov.br/planalto/pt-br

http://www.agricultura.gov.br/

https://blog.aegro.com.br/

http://abrass.com.br/

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar