• Notícias
  • [DETEC INFORMA] Manejo de pragas e conservação de grãos armazenados 4

[DETEC INFORMA] Manejo de pragas e conservação de grãos armazenados 4

Atualizado em 04/04/2019
[DETEC INFORMA] Manejo de pragas e conservação de grãos armazenados 4

Aeração de resfriamento:

No armazenamento, a redução da temperatura da massa de grãos é um dos principais fatores para sua conservação, em especial quanto ao ataque de IPGA (insetos pragas de grãos armazenados).

Segundo a literatura, temperaturas inferiores a 17°C já reduzem significativamente a proliferação dos IPGA, e abaixo de 13°C ocorre uma lenta redução da população.

No nosso inverno, ocorrem condições favoráveis que podem ser aproveitadas para este fim. Nesse sentido, são favoráveis noites frias com baixa umidade do ar (noites típicas para formação de geada), quando ocorrem condições para se atingir temperaturas de massa de grãos entre 10 e 15°C.

Alguns aspectos importantes:

- Para uma boa avaliação e tomada de decisão, é fundamental um sistema de termometria e um termo-higrômetro (instrumento usado para medir temperatura e umidade do ar).

- Caso haja formação de coluna compactada no centro do silo pelo acúmulo de impurezas (falta de espalhador), recomenda-se retirar um pouco de produto, a fim de promover sua remoção.

- Nivelamento da camada superior:  juntamente com a recomendação anterior, propicia um fluxo de ar mais distribuído e uniforme, condição básica para a uma boa da aeração.

 

Em caso de dúvidas, consulte um técnico da Cotrisel da sua cidade.

 

Engenheiro Agrônomo Roni Ferreira

DETEC – Formigueiro/RS

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar