• Notícias
  • [DETEC INFORMA] Lagartas não controladas pela Tecnologia Bt (soja Intacta)

[DETEC INFORMA] Lagartas não controladas pela Tecnologia Bt (soja Intacta)

Atualizado em 21/02/2019
[DETEC INFORMA] Lagartas não controladas pela Tecnologia Bt (soja Intacta)

Existe um pensamento de que a tecnologia Bt é eficiente para todas as espécies de lagartas na soja, o que pode gerar falhas de controle e perdas em produtividade, uma vez que a cultura da soja é atacada por um diversificado complexo de lagartas que causam danos em folhas e vagens.

A introdução de genes Bt na soja agregou muito no manejo dessas pragas e tem sido uma importante estratégia dentro do manejo integrado de pragas (MIP). Dentro desse contexto, a tecnologia Bt controla as principais lagartas da cultura, tendo uma supressão em lagarta-das-vagens (Helicoverpa armigera), a lagarta-da-espiga do milho (Helicoverpa zea) e lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), porém não possui resistência contra o complexo de lagartas do gênero Spodoptera spp., incluindo a S. frugiperda, a S. cosmioides e a S. eridania.

Têm sido frequentes os casos de ataques de Spodopteras na soja, o que preocupa bastante em função da elevada agressividade e potencial de dano dessas espécies. Devemos, assim, fazer um rigoroso monitoramento e uma correta identificação dessas lagartas para que sejam adotadas outras táticas de controle quando ocorrer infestações no campo.

 

Em caso de dúvidas, consulte um técnico da Cotrisel da sua cidade.

 

Engenheiro Agrônomo Jonas Brum

DETEC – São Sepé/RS

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar