• Notícias
  • [DETEC INFORMA] Aumento da ocorrência de nematoides em soja

[DETEC INFORMA] Aumento da ocorrência de nematoides em soja

Atualizado em 25/07/2019
[DETEC INFORMA] Aumento da ocorrência de nematoides em soja

Os nematoides são vermes microscópicos (foto 1) que ocorrem nas raízes das plantas e podem causar injúrias às culturas, sendo as mais comuns: formação de galhas, cistos e lesões radiculares. Os nematoides de GALHAS são as espécies de maior importância na cultura da soja e já estão presentes nas lavouras da região da Cotrisel.

Os sintomas são manchas em reboleiras (foto 2), com plantas pequenas e amareladas, folhas com manchas cloróticas ou necrose entre as nervuras. As raízes apresentam galhas (foto 3), que impedem o pleno desenvolvimento, diminuindo o volume de raízes adventícias, dificultando a absorção de água e nutrientes. Em dias quentes, ocorre murcha das folhas, até queda de folhas e sintomas claros de deficiência nutricional. Pode ocorrer ainda abortamento de vagens e amadurecimento prematuro das plantas.

O controle dos nematoides de galha e cistos mais utilizados e práticos são o uso de variedades resistentes e a rotação de culturas, tanto no inverno como no verão. Dentre as espécies utilizadas na rotação, cita-se: nabo, crotalária, milho, aveia, azevém, milheto, arroz e capim-sudão). A limpeza dos equipamentos agrícolas também dificulta a migração da praga para novas áreas. Tratamento de sementes com produtos registrados tem efeito supressor na população da praga, diminuindo seus danos.

 

 Fonte: Circular Técnica 76 – EMBRAPA SOJA

 

Em caso de dúvidas, consulte um técnico da Cotrisel da sua cidade.

Eng. Agr. Marcelo Sbicigo - Diretor Técnico

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar