• Notícias
  • [DETEC INFORMA] Danos do Percevejo-do-colmo do arroz

[DETEC INFORMA] Danos do Percevejo-do-colmo do arroz

Atualizado em 19/02/2019
[DETEC INFORMA] Danos do Percevejo-do-colmo do arroz

O Percevejo-do-colmo do arroz (Tibraca limbativentris Stal, 1860), conforme figura 01, é uma das principais pragas que atacam as plantas de arroz desde a fase vegetativa, até principalmente, em sua fase reprodutiva.

É nesta última que promove os maiores danos, após introduzir seu aparelho bucal nas plantas de arroz sugando a seiva, injetando toxinas que necrosam a área afetada e impossibilitam total ou parcialmente a passagem dos nutrientes (Figura 02). A consequência desse dano é o aparecimento das panículas brancas na fase reprodutiva do arroz (Figura 2 e Figura 3).

Essas panículas apresentam-se totalmente esterilizadas quanto mais precoce for o ataque, a partir da emissão destas. Cerca de aproximadamente 24-48 horas após a picada, a panícula já apresenta este sintoma característico. Quando o ataque ocorrer mais tarde e a passagem dos nutrientes através da seiva não for totalmente interrompida, os grãos ficam com aspecto grisalhos, acarretando em perdas quantitativas e qualitativas, comprometendo o rendimento de engenho.

A picada normalmente ocorre entre o último nó do colmo e o nó de sustentação da base da panícula, ou seja, logo acima do terceiro nó da planta. Para o controle químico desta praga, existem inseticidas registrados para a cultura do arroz e que devem ser aplicados no final do emborrachamento até no máximo, 5% da emissão das panículas. Para o controle químico é importante salientar que este percevejo fica mais exposto nos horários mais quentes do dia e com pouco ou quase nada de vento. Dias ventosos, nas primeiras horas da manhã e à tardinha ele se abriga entre os colmos de arroz, ficando menos exposto ao controle químico, portanto, não sendo recomendado aplicação nessas condições e horários.

 

Em caso de dúvidas, consulte um técnico da Cotrisel da sua cidade.

 

Figura 1: Percevejo-do-colmo

Figura 2: Sintoma da picada do Percevejo-do-colmo

Figura 3: Panícula afetada pelo Percevejo-do-colmo

Figura 4: Dano do Percevejo-do-colmo (fase reprodutiva)

Engenheiro Agrônomo Marcelo Tomazi

DETEC – Restinga Sêca/RS

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar