• Notícias
  • [DETEC INFORMA] Avaliação de cultivares de arroz Clearfield na safra 2018/19

[DETEC INFORMA] Avaliação de cultivares de arroz Clearfield na safra 2018/19

Atualizado em 03/05/2019
[DETEC INFORMA] Avaliação de cultivares de arroz Clearfield na safra 2018/19

Através deste, busca-se tecer comentários sobre o desempenho de cinco cultivares Clearfield de arroz irrigado semeadas em 23 de novembro de 2018, no Centro de Eventos da Prefeitura Municipal de Restinga Sêca/RS.

A adubação de base foi realizada com a formulação 05-25-25 S9 MicroEssentials na dosagem de 300 kg/ha. Na adubação de cobertura utilizou-se 280 kg/ha de Uréia Plus (45-00-00).

Em relação à produtividade, conforme Gráfico 1, a média geral alcançada pelos cultivares foi de 143 sacas/hectare. Os cultivares BRS A701 CL, Irga 431 CL e Irga 424 CL obtiveram desempenho superior à média geral do ensaio, (150 sacas/hectare, 148 sacas/hectare e 145 sacas/hectare, respectivamente).

O cultivar Guri Intá CL obteve desempenho levemente inferior à média (140 sacas/hectare). Por fim, o cultivar Puitá Intá CL apresentou produtividade ligeiramente abaixo da média do ensaio (132 sacas/hectare).

 

Gráfico 1: Rendimento de cinco cultivares Clearfield, semeados em novembro de 2018, no Centro de Eventos da Prefeitura Municipal de Restinga Sêca/RS.

Além da produtividade das cultivares, outros fatores são importantes parâmetros de avaliação, onde se destaca o rendimento de engenho (% Grãos inteiros x % Grão Quebrados) e o percentual de defeitos agregados.

O Quadro 1 nos mostra o desempenho dos cultivares na safra 2018/19. Com relação ao percentual de grãos inteiros x grãos quebrados, todos os cinco cultivares obtiveram um desempenho muito bom, destacando-se o novo cultivar Irga 431 CL (68x04). Com relação ao percentual de defeitos agregados nos grãos, os cultivares Guri Intá Cl e Irga 431 CL apresentaram performance superior aos demais, respectivamente. Até 5,5% de defeitos agregados o cultivar é classificado como tipo 1, entre 5,6% até 8,5%, classifica-se como sendo tipo 2.

Quadro 1:  Avaliação do rendimento de engenho e dos defeitos agregados dos cultivares Clearfield semeados no Centro de Eventos da Prefeitura Municipal de Restinga Sêca-RS, na safra 2018/19.

Observação: colheita realizada por colheitadeira.

O Quadro 2 traz como novidade um comparativo entre os cultivares Guri Intá CL e Irga 431 CL, com relação ao percentual de grãos inteiros, grão quebrados, defeitos agregados e as possíveis perdas decorrentes do atraso na colheita. As amostras foram colhidas manualmente, o que explica o extraordinário desempenho de grãos inteiros. Quando a colheita for realizada por colheitadeira espera-se normalmente uma redução de até dois pontos percentuais no índice de grãos inteiros.

O melhor desempenho de grãos inteiros em percentual foi verificado quando a colheita ocorreu entre 17% a 21% de umidade do grão na lavoura, para ambos os cultivares. Não se verificou perdas decorrentes do atraso no processo de colheita para esses dois cultivares em questão, ou seja, mesmo colhendo a 17% de umidade nos grãos, o percentual de grãos inteiros foi muito bom.

Os defeitos agregados foram menores quando o processo de colheita foi realizado com teores de umidade do grão na lavoura abaixo de 23%. Os menores índices de defeitos agregados ocorreram quando o processo de colheita foi realizado com teores de umidade do grão na lavoura entre 17% a 21% (Quadro 2).

Quadro 2:  Avaliação do rendimento de engenho e dos defeitos agregados dos cultivares Guri Intá CL e Irga 431 CL com relação ao atraso no processo de colheita mecanizada.

Observação: colheita realizada manualmente.

Por fim, destaca-se que o novo cultivar Irga 431 CL, apresentou bom desempenho em termos de produtividade na lavoura, aceita e exige uma adubação básica mais forte e equilibrada, suporta uma boa adubação nitrogenada em cobertura, não se verificou problemas de acamamento, arroz de ciclo precoce, apresentou ótimo desempenho com relação a defeitos agregados e percentual de grãos inteiros. Aspecto negativo gostaria de destacar a presença de carvão, onde é necessário realizar um tratamento com fungicidas com foco para esta doença.

 

Em caso de dúvidas, consulte um técnico da Cotrisel da sua cidade.

 

Engenheiro Agrônomo Marcelo Tomazi

DETEC – Restinga Sêca/RS

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar